terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Chau do Pife no Quartas Musicais

 

Depois dos shows de Júnior Almeida e Andréa Laís, o Sesc, apresentou, através do projeto Quartas Musicais, show com o instrumentista alagoano Chau do Pife, no dia 24 de novembro de 2010. O espetáculo aconteceu no Teatro sesc Jofre Soares, Sesc Centro.
José Prudente de Almeida, o Chau, começou a tocar o pífano ainda muito jovem, há mais de 30 anos. Graças à sua habilidade, incorporou ao nome artístico o termo popular usado para designar o instrumento de sopro.
Filho de um agricultor de Boca da Mata, sua cidade natal, Chau conheceu o instrumento pelas mãos do pai, que lhe deu uma tarefa um tanto quanto curiosa: tocar o pífano para espantar as aves e, assim, proteger o milharal e outras plantações que garantiam o sustento da família.
Da incumbência de ser guardião nascia o talento. Ao perceber que o filho havia tomado gosto pelo apito, seu pai presenteou-o com um pife de seis furos. Chau do Pife conta que sua primeira apresentação foi numa feira livre, em Atalaia, ainda na adolescência, com apenas 14 anos. Naquela época, o menino tocador de pífano já ganhava dinheiro com a música e livrava-se de um trabalho árduo: cortar cana. Aos 16 anos já compunha suas próprias músicas, como integrante da banda Forró & Xodó.
Seu primeiro CD, “Memória dos Pássaros”, remete justamente a esse começo, quando espantar pássaros o colocou em contato com a música. Em 2006 lançou o segundo CD: Ninguém Anda Sozinho. O terceiro CD foi gravado em 2008, ao vivo, no Teatro de Arena: Chau no Capricho integra a coleção “Música Popular Alagoana” – Volume 3.


Fonte: Janayna Ávila/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário